12 setembro, 2011

O MUNDO É DOS ESPERTOS... MAS O REINO DE DEUS É DOS BOBOS... (Antônio Carlos S. dos Santos)

Quando Jesus diz que é necessário ser como uma criança para entrar no Reino de Deus, ela está falando de características que julgamos bobas neste mundo... Ora, só um bobo apanha em uma face e oferece a outra para bater... só um bobo caminha dois quilômetros quando se pede para caminhar apenas um... somente um bobo se pedirem a carteira dá também o tênis, sapato ou a camisa... Somente um bobo confia que seus amigos não o abandonarão no pior momento da sua vida...

O que Jesus pede aos seus discípulos é isso: Não seja esperto, seja bobo...seja ingênuo...não leve a vida na esperteza... não faça os outros de bobos... seja você um bobo... não acumule dinheiro no “mundo dos espertos”, acumule graça e misericórdia diante de Deus.

Bobo é aquele que ainda acredita que o mal pode ser vencido com o bem. Bobo é aquele que mantêm suas convicções mesmo quando dizem: “Deixa de ser bobo! Todo mundo faz”! Isso é o que mais motiva o bobo a deixar de ser bobo e passar a ser esperto, todo mundo faz, todo mundo está se dando “bem”, por que eu não posso?

Só que isso fecha as portas do Reino de Deus para ele e o lança na rotina da "esperteza". O bobo é justamente aquele que não negocia sua consciência, porque sabe que caráter, não tem preço. Bobo não é burro, nem alienado... Mas é ser o reverso desse mundo “esperto”.

O que traz sofrimento ao bobo é excesso de confiança, o que traz felicidade ao bobo é o excesso de confiança.

Como diria o escritor Caio Fernando Abreu: “Dentro dela tem um coração bobo, que é sempre capaz de amar e de a-creditar outra vez”. Por isso e por outras mais que prefiro ser bobo e continuar no fim da fila...