27 janeiro, 2007

A Reforma Política será o marco para avaliar a significância das religiões e do Ecumenismo

Voto decrescente na reforma política

Por Maria Newnum

Você vai deixar a reforma política nas mãos dos políticos? Depois não reclame.

Há grupos populares mobilizados nesse tema; fique por dentro, faça a sua parte.

A maioria dos políticos legisla em causa própria e irá continuar, a não ser que o povo brasileiro tome as rédeas de seu destino. O Voto decrescente representará o exercício constante de cidadania. Essa é uma proposta dessa que vos fala.

A reforma política deverá garantir direito pleno de retirar os votos daqueles que, durante o mandato não representarem com fidelidade e competência seus eleitores.

Os cartórios eleitorais do país deverão ficar aptos para atender todos, que de posse de seus títulos, queiram retirar o voto dado em confiança e desrespeitado pelo candidato.

O voto decrescente poderá zerar o número de votos dados aos candidatos, até o momento que alguns fiquem com números insuficientes para exercerem os cargos, cedendo lugar ao suplente, que do mesmo modo, ficará sujeito ao processo de decréscimo de votos.

O voto decrescente substituirá as CPIs que frequentemente terminam em pizza, dado os conchavos e a “lei” do corporativismo que vigora entre os políticos. E ainda mudará a sensação de impotência, de que uma vez concedido o voto, não resta nada mais a fazer.

No sistema atual, o vínculo ente candidatos e eleitores, termina, na prática, com o fechamento das urnas. Eleito, o candidato sente-se livre para fazer o que quer, e como se sabe, quase nunca é o que o povo quer. Ao invés de patrão, o lugar reservado ao eleitorado é de mero subalterno ou mendigo de seus direitos, direitos esses, que os eleitos deveriam defender e preservar.

É injusto afirmar que o povo não reage. Ora, quase não há o que fazer. A não ser aguardar futuras eleições. Nelas frequentemente são reeleitos os mesmos candidatos que usualmente praticam barganhas “assistenciais” rasteiras, em especial com eleitores mais carentes e menos dotados de poder crítico.

Não é que a memória do eleitorado seja curta. É que convictos de que não há o que fazer, ele resigna ou opta por não acompanhar aqueles que teve a infelicidade de ajudar a eleger. “O que os olhos não vêem o coração não sente”.

O voto decrescente trará um sentido efetivo em acompanhar o candidato eleito. Pois garantirá um poder contínuo de cidadania. Poder para mudar, voltar atrás; sempre e quando necessário.

Há muitas mudanças que precisam constar na reforma política brasileira, mas sem dúvida, há de iniciar-se com a garantia do voto decrescente. O princípio básico que tirará o eleitorado da condição de refém permanente de um sistema anti-democrático travestido de democracia genuína.

A Reforma Política será ainda o marco para avaliar a significância das religiões e do Ecumenismo no Brasil.

Conheça o movimento pró-reforma política http://www.proreformapolitica.com.br/

________
Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e Coordenadora da Spiritual care Consultoria. Para comentar ou ler outros artigos acesse: http://br.groups.yahoo.com/group/LittleThinks/ http://www.adital.com.br/; http://www.alcnoticias.org/; http://www.prensasur.org/

Verso e Voz — 27 de janeiro

Folguem e em ti se rejubilem todos os que te buscam; os que amam a tua salvação digam sempre: O Senhor seja magnificado! Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!Salmo 40.16-17

“A grande pergunta, entretanto, é a validade do protesto como comunicação. O protesto atual faz algum progresso real em nos reeducar, em nos dar uma atitude nova para com a guerra? Ou é simplesmente uma válvula de escape para a indignação, a frustração e a ansiedade daqueles e daquelas que vêem que a guerra é irracional, mas temem que nada podem fazer para pará-la?” — Thomas Merton

www.sojo.net

26 janeiro, 2007

Verso e Voz — 26 de janeiro

Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra. — Deuteronômio 15.11

“Os/As que fazem a paz são todas pessoas de integridade, honestidade, e de humildade”. — Nelson Mandela

www.sojo.net

25 janeiro, 2007

Bento XVI terá encontro com presidente Lula em maio

SÃO PAULO, 25 de janeiro (ALC) – O papa Bento XVI visitará o Brasil em maio, quando será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participará de encontro com a juventude católica, oficiará duas missas, uma em São Paulo e outra em Aparecida do Norte, e abrirá a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (CELAM).

A nunciatura apostólica deverá informar, nos próximos dias, o programa oficial da visita de Bento XVI no Brasil. O papa desembarcará na Base Aérea de São Paulo, em Cumbica, no dia 9 de maio, quando será recebido pelo presidente Lula, o governador paulista José Serra, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e por autoridades da igreja.

Bento XVI deverá se encontrar com o presidente Lula a portas fechadas, na quinta-feira, 10, provavelmente no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O papa ficará hospedado no Mosteiro de São Bento, no centro da cidade. No final da tarde da quinta-feira, ele participará de encontro com a juventude católica, no Estádio do Pacaembu.

Na sexta-feira, 11, Bento XVI oficiará missa aberta ao público, no Campo de Marte,na zona norte da capital, da qual devem participar 1 milhão de católicos. À tarde, o papa terá encontro com o episcopado brasileiro, na Catedral da Sé.

Depois, o papa viajará para Aparecida do Norte, onde, no sábado, 12, ele conhecerá a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, que recupera dependentes químicos. No domingo, 13, pela manhã, ele oficiará missa na basílica da cidade e, à tarde, abrirá o encontro do CELAM. Bento XVI regressa para a Itália no domingo, 13.

Em 18 dias de conferências do CELAM, bispos da América Latina e do Caribe vão refletir a respeito das injustiças sociais estruturadas, a violência, o desrespeito à vida, a desagregação familiar, a destruição do ambiente, a necessidade de maior justiça nas relações globais entre os povos, os novos colonialismos gerados pelo mercado.

“A Conferência de Aparecida será uma ocasião para perscrutar, com o olhar da fé cristã e a motivação dada pela missão da Igreja, as várias realidades da vida dos nossos povos. Trata-se de ouvir a voz de Deus na voz dos tempos”, definiu o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Odilo Scherer, em entrevista ao jornal O São Paulo.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Sementes Bíblicas - Novo Blog

Para o jardim do espírito

Buscamos inspiração na pessoa de Jesus para fazermos a nossa jardinagem do espírito. Ele foi o jardineiro por excelência. Soube cultivar as sementes da fé para produzirem plantas que fornecem abrigo e sustento. Este blog é um esforço para fazer a nossa jardinagem das passagens bíblicas à luz de Jesus que é digno de servir como nosso modelo. Convidamos os leitores a aprenderem com ELE e fazerem a sua própria jardinagem.

http://sementesbiblicas.blogspot.com/

Bispos ecumênicos analisam fundamentalismos cristãos

Por Carlos Ramos

QUITO, 24 de janeiro (ALC) - Em conferência proferida pelos bispos eméritos Luis Alberto Luna Tobar, católico, e Federico Pagura, metodista, no marco da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, nesta capital, eles analisaram o perigo dos fundamentalismos e o obstáculo que representam para o ecumenismo.

Luna lembrou a reunião de bispos católicos e pastores evangélicos realizada há 20 anos na cidade de Cuenca, quando ele desempenhava a função de bispo dessa diocese. A unidade dos cristãos tem um grave obstáculo, disse Luna, que é o fundamentalismo.

Há fundamentalismos reais, baseados em razões, questões históricas e culturais. Mas também há falsos fundamentalismos, que têm sua origem em caprichos humanos, questões sentimentais, apreciações raciais, étnicas e econômicas. Os primeiros podem ser entendidos e requerem tempo para que sejam superados. Os segundos são os mais perigosos e prejudiciais, porque estão alojados nos sentimentos das pessoas que as praticam, sem base racional e lógica, definiu o bispo católico.

"Tive durante minha vida sacerdotal a oportunidade de trabalhar pela superação das pessoas e pelas causas do ecumenismo, entendido como a relação fraterna dos seres humanos, a tolerância, o respeito à maneira de ser e às idéias dos outros", pontuou.

Pagura referiu-se às origens do fundamentalismo religioso protestante remetendo a declarações de identidade dos evangélicos perante a arremetida do modernismo. Algumas destas verdades têm a ver com a interpretação da Bíblia, o nascimento virginal de Jesus Cristo, o sacrifício vicário de Cristo na cruz do calvário, a ressurreição de Cristo, e sua segunda vinda.

O religioso argentino fez uma retrospectiva de vários aspectos de sua vida, seus estudos teológicos e o encontro com o fundamentalismo, quando escolheu caminhar pela senda do ecumenismo. Recordou que foi bispo na Costa Rica e no Panamá, trabalhou no Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e no Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

"O fundamentalismo político é perigoso e tende a misturar elementos religiosos como em várias ocasiões o fez o pastor norte-americano Pat Roberson, que se manifestou contrário ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O fundamentalismo nos Estados Unidos nos últimos 25 anos engendrou uma cultura do terror", afirmou Pagura.

O religioso terminou sua intervenção fazendo a leitura de carta enviada por sua amiga Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz, ao presidente George Bush, depois dos acontecimentos de 11 de setembro, em cujo texto se expressa a digna e valente posição dos latino-americanos. "Devemos sentir-nos orgulhosos que uma mulher expresse com tanta clareza o que todos nós sentimos", concluiu.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz — 25 de janeiro

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. — Tiago 2.14-17

“Deixe que a beleza que amamos seja o que fazemos.
Há centenas de maneiras de ajoelhar-se e beijar a terra”. — Jelalludin Rumi

www.sojo.net

24 janeiro, 2007

Católicos dialogarão com protestantes, assegura Kasper

CIDADE DO VATICANO, 24 de janeiro (ALC) - Em comunicado difundido ontem pela agência de notícias católica Zenit, o cardeal Walter Kasper assegurou que carecem de fundamento as acusações dirigidas a Bento XVI e à Santa Sé de desinteresse pelo diálogo com as igrejas da Reforma.

Em muitas ocasiões, recordou o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o papa Bento XVI manteve encontros com representantes dessas comunidades. Kasper destacou também que ao longo de 2006 três comissões conjuntas concluíram trabalhos importantes em nível de relações com anglicanos, luteranos e metodistas.

“Queremos dialogar com todos os que querem dialogar conosco”, assegurou Kasper em entrevista coletiva, quando fez um balanço do movimento ecumênico.

Em relação à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e reportando-se a reclamações em diversos setores, o cardeal explicou que "o diálogo é diverso segundo o parceiro. O diálogo com os protestantes e o diálogo com os ortodoxos é diferente, pois se dá uma diferença qualitativa. Com os ortodoxos temos uma eclesiologia e compartilhamos os sacramentos", sublinhou.

O religioso reconheceu que nos últimos tempos algumas questões, entre elas a admissão das das mulheres ao sacerdócio, a postura sobre a homossexualidade e outros temas éticos afastaram ainda mais algumas confissões reformadas da posição da Igreja Católica.

Para o prelado, existem outras Igrejas livres que protestam contra esta espécie de liberalização dos protestantes e que se sentem mais próximos do Vaticano. "Dá-se uma certa fragmentação no mundo protestante, que não é homogêneo", disse.

O caminho ecumênico, concluiu o cardeal, "é obra do Espírito Santo: fazemos o que é possível, mas não podemos ceder nas posições éticas", assinalou.

-----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Cenacora - Ecumenismo e compromisso com o trabalho na sociedade

Por Maria Newnum

Amigos e amigas de caminhada ecumênica e movimentos sociais e políticos...

Segue a página recém inaugurada da Cenacora - http://www.cenacora.org.br

Acessem sempre e fiquem por dentro do trabalho desses irmãos e irmãs que estão efetivamente colocando a mão na massa.

Vamos aprendendo e ganhando incentivos para nossa caminhada,

Notícias

1. Registro infantil de nascimento: A Cenacora foi convidada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República(SEDH/PR) para “Mobilizar as Igrejas Evangélicas do País para o Registro Infantil de Nascimento-RCN”.

Após duas reuniões de trabalho concluiu-se que o início da mobilização dar-se-ia através de um primeiro contato com as diversas lideranças eclesiásticas evangélicas. Todos nós sabemos que o registro de nascimento “ é a porta aberta para os direitos da criança à cidadania”.

Em função disso a secretaria executiva da Cenacora foi a campo, estabelecendo contatos por correspondência e telefone com dezoito lideranças de Igrejas nacionais convidando-as a participarem deste esforço nacional através de suas igrejas locais espalhadas em todo o território brasileiro objetivando erradicar ou diminuir substancialmente o número de crianças sem registro infantil de nascimento, em especial no norte e nordeste, as áreas onde o número é altamente preocupante.

Todos os cidadãos e cidadãs podem colaborar com este esforço: basta localizar na sua comunidade crianças sem o registro de nascimento e ENCAMINHA-LA PARA O CARTÓRIO MAIS PRÓXIMO para que se faça o seu registro. Pela Lei é gratuito. Maiores informações com a coordenadora da Mobilização Nacional para o RCN na SEDH, Profa. Leila Leonardos, fones: (61)3429.3627;3429.3824; fax:(61)3429.3682 e 3225.0440. Ela pode ser contatada no e-mail: leila.leonardos@sedh.gov.br ou www.presidencia.gov.br/sedh, bem como para a secretaria executiva da Cenacora: cenacora@terra.com.br.

2. CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS, através de seu programa Justiça, Paz e Criação, colocou à disposição das Igrejas membros através do mundo, em várias línguas, o excepcional Estudo Bíblico JUSTIÇA TRANSFORMADORA – Ser Igreja e Superar o Racismo.Este Estudo bíblico já está no site da Cenacora. à sua disposição. É só baixá-lo. Representantes de todos os continentes, incluindo a Cenacora, participaram do esforço conjunto para a elaboração desta valiosíssima Cartilha.

3. O Movimento Inter-Religioso já é uma realidade junto a todos aqueles e aquelas que desejam lutar por um mundo melhor, sem violência. A secretaria executiva da Cenacora, autorizada por sua Diretoria e Assembléia, participou ativamente na elaboração de uma cartilha com orientação para os participantes deste movimento. Seu nome: DIVERSIDADE RELIGIOSA e DIREITOS HUMANOS. Você pode baixá-la em português, espanhol ou inglês em www.presidencia.gov.br/sedh

Verso e Voz — 24 de janeiro

Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. E os que ouviram disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo? Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. — Lucas 18.24-27

“A maioria do que fazemos na vida mundana é voltado para ficarmos secos, com boa aparência, não nos afundando. Mas no batismo; nos lagos e na chuva e nos tanques e nas pias batismais, concordamos em fazer algo que nos deixa desorientados e desajeitados, porque ao mesmo tempo é sagrado e absurdo. Envolve a rendição, entregando-se a todas as coisas que não podemos controlar; é uma disposição de abrir mão do equilíbrio e decoro e ficar ensopados”. — Anne Lamott, em Traveling Mercies: Some Thoughts on Faith

www.sojo.net

23 janeiro, 2007

Verso e Voz — 23 de janeiro

Não há rei que se salve com o poder dos seus exércitos; nem por sua muita força se livra o valente. O cavalo não garante vitória; a despeito de sua grande força, a ninguém pode livrar. Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia. — Salmos 33.16-18

“Jesus tomou o comando de amar nosso próximo e próxima como amamos a nós mesmos, e expandiu a definição de quem é nosso próximo e próxima, mais e mais, e ainda mais, até que alcançou às extremidades da terra e incluiu toda a humanidade - todos os filhos e filhas de Deus”. — Alvin Alexi Currier

www.sojo.net

22 janeiro, 2007

Sumiko e Yaeko deixaram marcas em Maringá que só pessoas respeitáveis deixam quando partem

Morre dona Sumiko Miyamoto

Por Angelo Rigon

Faleceu ontem a missionária Sumiko Miyamoto, 87 anos, que era pioneira de Maringá, onde chegou em 54. Ligada à Igreja Metodista, ela construiu o Jardim da Infância Luzamor, a primeira escola com ênfase em educação cristã e musical, e junto com sua irmã Yaeko abria as portas aos domingos para envagelizar com a Escola Bíblica Dominical. Através do trabalho das duas foram construídos o Auditório Shizuko Miyamoto (que lembra em menor escala o Teatro de Milão) e o Lar de Cristo, que abriga pessoas da terceira idade.Em 1995 Sumiko (chamada de sensei, mestre) recebeu o título de cidadã benemérita da cidade e em 2000 a comenda Kum Goto Sho Zui Hosho, a de mais alto grau oferecida pelo governo japonês. O culto de despedida terá início amanhã às 14h. Segundo informe divulgado há pouco, o velório acontece no auditório Luzamor (rua Néo Martins) e o sepultamento será às 16h no Cemitério Parque.
Fonte - http://www.angelorigon.blogspot.com/

Comunidade kaingang ganha terapeuta e professora

PORTO ALEGRE, 22 de janeiro (ALC) – A turma de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Metodista (IPA), que colou grau no sábado, 20, em Porto Alegre, teve um formando especial dentre 18 egressos do curso: o estudante Claudemir Kasin Vaz, da aldeia indígena de Nonoaí.

Com um cocar na cabeça e pinturas no rosto, em contraste com a tradicional toga de formando, Kasin Vaz prometeu, em seu discurso, utilizar os conhecimentos que adquiriu na faculdade para ajudar o seu povo kaingang. “Entrei para o ensino superior com este objetivo e vou cumprir minha promessa até o fim”, disse.

Também a kaingang Janaína Vaz forma-se neste mês, em Educação Física. Claudemir e Janaína foram beneficiados pelo programa de Bolsas de Estudo Carência, mantido pelo IPA. Eles retornam, formados, à aldeia de Nonoaí, onde pretendem trabalhar com a população de 2.100 indígenas.

Janaína sempre se interessou por esportes e herdou da mãe, que é professora, o gosto pelo ensino e por isso escolheu o curso de Educação Física. “Agora que me formei, vou trabalhar com as crianças da aldeia, para ensinar práticas esportivas e hábitos para vida saudável”, frisou.

A aldeia indígena de Nonoaí está localizada nos municípios de Nonoaí, Planalto e Rio dos Índios, ao norte do Rio Grande do Sul. Os kaingang somam, ao todo, 26 mil índios, que vivem em 32 terras indígenas, nos três Estados da Região Sul e em São Paulo.

O Ministério da Educação (MEC) implantou programa de capacitação de professores indígenas em universidades federais e estaduais, e pretende formar 4 mil professores, que passarão por cursos. Em 2006, as 2.324 escolas existentes em aldeias brasileiras matricularam 172.256 indígenas, informa a repórter Talita Bedinelli, da Primeira Página.

O MEC também vai apoiar a produção de material didático em idiomas indígenas, como livros, CDs e DVDs, de autoria de índios.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Morales Veja é reeleito bispo da Igreja Metodista

CIDADE DO PANAMÁ, 22 de janeiro (ALC) – A Igreja Evangélica Metodista do Panamá (IEMPA) reelegeu, no sábado, 20, o reverendo Pablo Morales Veja como seu bispo, para um segundo mandato. Ele obteve 30 votos dos 32 delegados presentes.

A eleição foi presidida pelo bispo da Igreja Metodista do Peru, Jorge Bravo, representante do Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e do Caribe (CIEMAL) na XVII Assembléia da Igreja panamenha. O processo também foi acompanhado pelo reverendo Eduardo Chinchilla, secretário regional do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) para a Mesoamérica.

Morales é casado com Maribel Caballero e tem dois filhos. Ele graduou-se no Seminário Bíblico Latino-Americano em São José da Costa Rica e também preside o Comitê Ecumênico do Panamá.

O lema da XVII Assembléia Geral da IEMPA foi: Senhor, mostra-nos teus caminhos, guia-nos com justiça, unifica-nos com o teu Espírito.

-----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Cristãos celebram Semana de Oração pela Unidade

Por José Aurelio Paz

SAN JOSÉ DE LAS LAJAS, 22 de janeiro (ALC) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos teve início, em Cuba, numa pequena comunidade, com o encontro de católicos e evangélicos que deixaram de lado as diferenças e começaram a dar visibilidade ao mandato de Jesus: “Que todos sejam um”.

No pequeno município de San José de Las Lajas, próximo a capital, o serviço religioso na Semana da Unidade teve lugar num apartamento, transformado em templo de uma das congregações da Fraternidade de Igrejas Batistas de Cuba.

O pároco local da Igreja Católica, Mario Delgado, referiu-se aos cristãos do mundo como uma grande família, na qual podem existir divergências, mas nela deve prevalecer a união, a partir da fé comum em Jesus Cristo.

Delgado disse que se pode aprender o melhor da tradição familiar cubana, quando irmãos e primos, depois de discutir, logo se reconciliam e até se beijam, porque o amor que os une é maior do que as diferenças momentâneas.

O pastor batista Manuel Delgado falou para a ALC da importância da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Num mundo onde há tantas lutas e divisões movidas por interesses políticos, econômicos e também religiosos, ainda há lugar para a esperança, para o trabalho de homens e mulheres pelo bem comum, disse.

A liturgia realizada na celebração em San José de Las Lajas incluiu uma cruz vazia, na qual os fiéis prenderam pedaços de papel coloridos, destacando que, apesar das diferenças de cores, a base comum está em Jesus Cristo, mesmo que haja diversidade de seres humanos e mesmo quando eles impedem uma real integração, como ensinam os evangelhos.

“Creio que, além dessa Semana, católicos e evangélicos também podem empreender ações comuns de adoração, mas, sobretudo, de serviço à comunidade, sejam cristãos ou não, num processo que não deve ser violentado, mas que deve fluir de maneira natural como parte de nossas experiências de fé”, opinou Delgado.

-----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Visita de Pagura repercute no campo ecumênico

Por Carlos Ramos

QUITO, 22 de janeiro (ALC) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começou na quinta-feira, 18, com culto na Igreja Anglicana, em Quito, que teve pregação do bispo emérito católico, Luis Alberto Luna Tobar, da cidade de Cuenca.

Estendendo-se até a quinta-feira, 25, a Semana de Oração contará com a presença de personalidades do mundo cristão, como o bispo Tobar e o bispo emérito metodista Federico Pagura, da Argentina, ex-presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI).

A presença dos dois bispos chama a atenção do mundo cristão ecumênico. Convites a diferentes locais e reuniões multiplicaram-se na capital. Além da programada conferência na Universidade Católica do Equador, os dois bispos vão falar sobre globalização na Universidade Andina Simon Bolívar, amanhã.

Também a Universidade Cristã Latino-Americana (UCL), de orientação evangélica, organiza diálogo público de Pagura com autoridades, professores e estudantes, na quarta-feira, 24.

O presidente da Fraternidade Ecumênica do Equador, pastor Felipe Adolf, disse à ALC que está satisfeito com a resposta que cristãos vêm dando ao programa da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Nos eventos, é destaque a presença de jovens, ávidos por acompanhar a programação da Semana.

-----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

Verso e Voz — 22 de janeiro

A terra virgem dos pobres dá mantimento em abundância, mas a falta de justiça o dissipa. — Provérbios 13.23

“A única finalidade do evangelho é reconciliar povos com Deus. Um evangelho que não reconcilia não é de maneira alguma um evangelho cristão. Mas na América, parece que não acreditamos nisso. Não acreditamos realmente que a prova de nosso discipulado é que amamos uns aos outros e outras (veja João 13.35). Não, pensamos que a prova está nos números ... Mesmo se nossos 'conversos e conversas' continuem a se odiar, mesmo se não adorem com seus irmãos e irmãs em Cristo, apontamos para sua 'conversão' como a evidência do sucesso do evangelho. Substituímos um evangelho do crescimento da igreja para um evangelho da reconciliação”. — John Perkins em With Justice for All

www.sojo.net

21 janeiro, 2007

Verso e Voz — 21 de janeiro

Celebrai o Senhor com harpa, louvai-o com cânticos no saltério de dez cordas. Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo. Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel. Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do Senhor. — Salmos 33.2-5

“A natureza nunca nos é demais. Devemos ser refrescados pela vista do seu vigor inesgotável, suas feições vastas e titânicas, seu beira-mar com seus naufrágios, a região selvagem com sua vida e suas árvores decompondo-se, a nuvem do trovão, e a chuva que dura três semanas e produz inundações. Necessitamos testemunhar nossos próprios limites transgredidos, e alguma vida pastando livremente onde nunca perambulamos”. — Henry David Thoreau, Walden

www.sojo.net